Embaixador do Japão deixará o Brasil após oito meses e substituto é escolhido

Satoh deixa o cargo e Akira Yamada assume (Foto: Divulgação)

A notícia pegou toda a comunidade nipo-brasileira de surpresa e os motivos ainda não estão muito claros, mas, o que se sabe oficialmente é que o Embaixador do Japão no Brasil, Satoru Satoh, voltará ao Japão ainda esse mês, sem ao menos completar um ano no cargo. A informação da saída foi confirmada pelo próprio Embaixador, durante visita que fez ao São Paulo Shimbun.

Informações colhidas pela reportagem e não confirmadas oficialmente pela Embaixada do Japão dão conta que a saída repentina se dá em virtude de problemas familiares, mais precisamente com a saúde de sua esposa, que ficou no Japão e não morava com Satoh no Brasil.

Há pouco mais de oito meses no país, a autoridade chegou com o discurso de promover a cooperação bilateral em diversas áreas e fortalecer ainda mais as relações de cooperação amistosa entre os dois países, utilizando para isso, principalmente, as celebrações dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, marcadas para o ano que vem, e os Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorrerá em 2020.

A saída de Satoh causa ainda mais espanto quando a passagem é comparada com o tempo de permanência dos últimos três embaixadores japoneses no país. O seu antecessor, Umeda, por exemplo, ficou no Brasil por dois anos e sete meses. Já o embaixador Akira Miwa, que também deixou saudades na comunidade, ficou nada menos que três anos e quatro meses. Por fim, Ken Shimanouchi, responsável pelos festejos do centenário da imigração japonesa no Brasil, em 2008, ocupou o cargo por quatro anos.

Ainda mais rápido que a passagem de Satoh foi a escolha do novo dono do posto, que deve assumir já no próximo mês. Segundo informações, Akira Yamada, que atualmente ocupa o cargo de Embaixador do Japão no México, foi o escolhido.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password