Deputado japonês estabelece mês de novembro como meta para liberar a entrada de yonseis

Mikio Shimoji durante palestra no Bunkyo (Foto: São Paulo Shimbun)

A liberação da entrada no Japão de descendentes da quarta geração (yonseis) está próxima de acontecer. É o que garantiu o deputado japonês Mikio Shimoji, em palestra realizada, na última sexta-feira, no Bunkyo, em São Paulo.

De acordo com o político, que veio ao Brasil acompanhado de mais dois deputados – Takayuki Shimizu e Toyofumi Yoshida -, o Japão poderá conceder o visto de longa permanência aos yonseis, com direito a trabalhar, já a partir de novembro. Além disso, os cônjuges e os filhos também seriam contemplados com a medida.

A ideia é que a liberação ocorra através de um decreto e não de um projeto de lei, o que diminuiria as etapas necessárias para sair do papel. Dessa forma, não seria preciso a discussão sobre o tema ir ao plenário do Parlamento japonês para ser votada, bastando apenas uma assinatura do primeiro-ministro Shinzo Abe, que já deixou claro ser um apoiador da liberação.

Apesar do otimismo, o deputado federal Walter Ihoshi (PSD-SP), que cuida do assunto do lado brasileiro, mantém cautela. “A expectativa é grande, mas tem que ter cuidado. Ainda depende de uma série de decisões no âmbito do governo japonês. Após esse consenso, o projeto virá ao Brasil através do Itamaraty. Sabemos que é um acordo que envolve os dois países e que, naturalmente, terá que ser feito um trabalho do lado brasileiro, mas tenho certeza que da nossa parte o projeto será acatado”, afirma Ihoshi, informando seus próximos passos. “Na semana que vem, no primeiro dia da volta ao recesso, pretendo fazer uma visita ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, e não tenho dúvida que ele terá a sensibilidade de nos apoiar nesse pleito.”

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password