Colégio Harmonia celebra 25 anos de atividades

Hoje é dia de festa na cidade de São Bernardo do Campo. Nem mesmo o caos provocado pela greve dos caminhoneiros desanimou a diretoria do Colégio Harmonia, que realiza nesta manhã uma cerimônia comemorativa dos 25 anos de fundação.

Das 9h30 ao meio-dia, diretores, funcionários, alunos e pais estarão reunidos para a festividade, que tem presença confirmada do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi. Na ocasião, além de discursos, os alunos de taikô farão uma apresentação, antes de outras artísticas do coral e teatro. Atualmente, o Colégio Harmonia idealizado por imigrantes japoneses conta com 400 alunos, do ensino infantil ao médio. Ao contrário de 25 anos atrás, hoje só 20% do corpo discente tem origem japonesa.

O antigo sistema de internato também não existe há tempos, embora o período integral de ensino prevaleça do infantil ao 9º ano. O idioma japonês mantém-se como disciplina curricular, “para maior transmissão de valores da cultura do Japão”. “São várias características (do Japão que levam pais não nikkeis a matricularem os filhos), como respeito, disciplina, planejamento e honestidade. Temos também a questão do ensino forte, com performance boa (de alunos em vestibulares)”, disse o diretor Jorge Akinaga, revelando que no mês que vem uma sala “maker” (faça você mesmo) será inaugurada na grade.

Dos tempos áureos do Harmonia, uma atividade mantida é o “Intercâmbio Brasil-Japão” de futebol sub-15. Estudantes do Japão vêm todo ano para participar da competição com jogadores de times brasileiros. Este ano, o São Paulo sagrou-se campeão.

O Colégio fica na av. Caminho do Mar, 2709.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password