Campanha do ‘Julho Amarelo’ termina com exames gratuitos de hepatite C

Termina hoje a campanha de mutirão de exames gratuitos ao “Dia Mundial de Combate à Hepatite”, lembrado amanhã, e que deu nome ao mês de “Julho Amarelo”.

Usuários do Terminal Metropolitano Jabaquara e a população em geral pode-rão fazer o exame das 9 às 16 horas.
Cerca de 350 exames serão disponibilizados na plataforma A.  Essa campanha faz parte da parceria entre EMTU, Metra e o Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Já nos postos do Poupatempo, a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite mantém equipes à disposição para esclarecer dúvidas das pessoas sobre a doença. Além disso, é possível fazer um exame rápido de detecção do vírus. Caso a doença seja diagnosticada, o cidadão será encaminhado para tratamento em uma unidade de saúde especializada.

Pessoas entre 30 e 60 anos de idade que têm tatuagens, compartilham ou utilizam materiais perfuro-cortantes sem a correta esterilização estão entre os grupos de risco da doença. O teste é dispensado para aqueles que já realizam tratamento contra hepatite C, são doadores de sangue ou mulheres que fizeram pré-natal recentemente.

Desde o início da semana, várias ações vêm sendo realizadas na cidade de São Paulo contra a hepatite.
A do tipo C é uma inflamação do fígado, causada pelo vírus HCV, que nem sempre apresenta sintomas evidentes; mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e os típicos olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password