Comitiva japonesa discute parcerias com gaúchos

Representantes de 11 empresas japonesas estiveram na Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul, em Porto Alegre, para uma rodada de negócios com 15 companhias gaúchas, entre públicas e privadas. Os executivos discutiram possíveis parcerias comerciais entre os dois países.

A iniciativa é resultado da missão do Rio Grande do Sul ao país asiático, ocorrida no início de junho e capitaneada pelo governador local, José Ivo Sartori. A visita do grupo nipônico ao Brasil é organizada pela Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Antes da rodada de negócios, os executivos japoneses apresentaram suas empresas. Como são de porte médio a micro, a ideia dos empresários não é instalar bases nipônicas no Estado, mas construir parcerias – tanto com o governo quanto com companhias privadas. Entre os nichos de mercado estão construção civil, metalmecânico, alimentação, química, saneamento, além do ramo farmacêutico e da tecnologia da informação.

Das empresas que participaram deste encontro, destaque para a Utsunomiya, com sede em Tóquio, especialista na drenagem e bombeamento de água, aliando o emprego de energias renováveis e limpas. Outra companhia era a fabricante do produto Hyper Gard, que possui um potencial de esterilização contra vírus e bactérias 230 vezes maior, comparado a produtos similares.

De acordo com a coordenadora do encontro pelo lado japonês, Hiroko Saito, além do Rio Grande do Sul, a comitiva ainda tem compromissos no Brasil, nas cidades de Curitiba, Londrina e Belo Horizonte.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password