Calendário de vacinação tem mudanças em 2016

O ano de 2016 começa com mudanças no calendário de vacinação.
O Ministério da Saúde anunciou alterações nas doses de reforço para vacinas infantis contra meningite, pneumonia, poliomielite e HPV.
A vacina meningocócica C (conjugada), que protege contra meningite, passa a ter reforço aplicado preferencialmente aos 12 meses, ao contrário do então 15 meses de vida. As primeiras doses continuam sendo realizadas aos 3 e 5 anos e, o reforço, pode ser feito até os 4 anos.
Já a vacina pneumocócica 10 valente para pneumonia não será mais aplicada em três doses e sim em duas: aos 2 e aos 4 meses. O reforço, porém, continua entre 12 meses e 4 anos de idade.
Em relação à poliomielite, a terceira dose da vacina, aplicada aos seis meses, deixa de ser oral e passa a injetável. Depois, o reforço, aos 15 meses, e durante a campanha nacional continua de modo gotas.
Outra mudança no calendário de vacinas é a da papiloma vírus humano (HPV). Agora, a aplicação passa a ser de duas doses, com a terceira deixando de ser necessária. A segunda dose deve ser recebida até seis meses após a primeira.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password