‘Black Friday’ movimenta comércio nesta 6ª-f como ‘esquenta’ para o Natal

Duas palavras mais ouvidas nos últimos dias (Foto: Divulgação)

A esperada desova de produtos reservados pelos mais variados comércios começa hoje com a “Black Friday”.
No Brasil ou nos EUA, onde a “liquidação” teve início, as 24 horas de super ofertas devem movi-mentar o comércio físico e eletrônico. O momento é considerado por muitos especialistas como um “esquenta” para o Natal.

O “Black Friday” ganha ainda mais atenção por acontecer dias depois do pagamento da 1ª parcela do 13º salário.

“Para que seja feito um bom uso deste dinheiro extra, recomenda-se planejar o seu destino. O ideal é estabelecer prioridades, sendo que o pagamento de dívidas deve ser a primeira delas”, afirma a economista-chefe do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) Brasil, Marcela Kawauti. “Depois de pagas, uma boa ideia é estimar os gastos que aparecem em todo início de ano, como IPVA e IPTU, matrícula, uniforme e material escolar, dentre outros. A quantia remanescente, por sua vez, pode ter dois fins: constituição de reserva financeira e utilização nas compras de presentes para o Natal e celebrações de fim de ano”, explica.

Para ela, as compras de Natal e da “Black Friday” têm propósitos diferentes. “O ato de presentear no Natal representa uma importante tradição, rodeada de simbolismos e elementos emotivos que são considerados na compra de presentes. Já na Black Friday, trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto”, pondera. “Ainda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com possível mais apetite às compras no Natal”, afirma

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password