Diplomata deixa São Paulo e se prepara para assumir o Consulado do Japão em Manaus

“Agradecimento.” Esta foi a principal palavra da atual cônsul-adjunta do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hitomi Sekiguchi, que deixa oficial-mente o cargo no final deste mês para assumir como cônsul-geral em Manaus. Ela substituirá Shunji Goto, que estava desde 2016 no posto e voltará para o Japão.

Em visita ao São Paulo Shimbun, Sekiguchi falou um pouco sobre a sua segunda passagem por São Paulo, cidade onde se criou e se formou em Letras, na Universidade de São Paulo, antes de optar pela carreira diplomática. Desta vez, ela ficou por dois anos e meio e chegou a assumir o posto principal do Consulado por cerca de dois meses, período de hiato entre a saída do então cônsul-geral Takahiro Nakamae e a chegada oficial de Yasushi Noguchi.

“Gostaria muito de agradecer a todas as pessoas que conheci e convivi durante esse período no Consulado Geral do Japão em São Paulo. Foi uma época de muito crescimento. Aprendi muito com todos, desde os que conversei diariamente até mesmo àquelas pessoas que conversei pouquinho. Foi uma época muito importante da minha vida”, revelou a representante do governo japonês, dizendo o que espera encontrar em Manaus. “Claro que a presença nipo-brasileira no estado do Amazonas e na capital Manaus é muito inferior ao que se tem em São Paulo, mas as primeiras informações que tive é que se trata de uma comunidade bastante unida e ativa. Nesse primeiro momento, vou seguir o meu estilo, que é de conversar bastante com as pessoas, entender bem o momento, para depois buscar formas para ajudar.”

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password