VW e GM iniciam hoje férias coletivas para 5.000

Pátios lotados nas maiores montadoras do país causam apreensão nos funcionários. Divulgação

Funcionários das fábricas de Taubaté e São José dos Campos ficarão afastados temporariamente.

VW e GM iniciam hoje férias coletivas para 5.000 trabalhadores.

A Volkswagen e a General Motors confirmaram que iniciaram nesta segunda-feira, 27 de março, um período de férias coletivas para cerca de 5.000 trabalhadores nas fábricas de Taubaté e São José dos Campos, no interior estado de São Paulo.

Com os preços dos automóveis a níveis desproporcionais ao reajuste dos salários, ficou praticamente impossível para a maioria da classe média renovar seus veículos por modelos 0km.

As montadoras Hyundai (Piracicaba- SP), Mercedes-Benz (SB do Campo-SP) e Stellantis (Goiana-PE), também anunciaram paralisação para os meses de março e abril.

VW

A princípio, o afastamento dos funcionários na fábrica de Taubaté será de 10 dias para cerca de 2.000 trabalhadores. Contudo, após este período, será adotada férias coletivas para 900 funcionários até 21 de abril.

Além disso, a montadora disse que ainda enfrenta falta de componentes de semicondutores.

GM

Na General Motors, a paralisação atingirá 3.000 funcionários da fábrica de São José dos Campos- SP, com cerca de 80% da produção. Nesse sentido, o retorno está programado para 13 de abril.

Peças

Funilarias de todo o país reclamam da falta de peças nacionais como: para-choques, portas e peças de encaixe dos veículos. A espera é de 60 a 90 dias, em média, causando ocupação nas oficinas com carros desmontados.

Juros

O principal problema para os compradores de automóveis está no preço dos carros e não na taxa de juros que no país tem sido alta nos últimos 20 anos.

Quando o Banco Central reduziu a taxa de juros a 2% ao ano, o “smart money” dos bancos, investidores institucionais, especuladores, e das famílias mais abastadas do país, começaram a comprar dólar, pois sabiam que o real se desvalorizaria.

Com uma inflação real acima dos 40% nos últimos três anos, 80% da população teve seu poder de compra deteriorado.

Bem como, a alta dos preços ainda continua especialmente no segmento de alimentos castigando as classes mais humildes.

 

VW e GM iniciam férias coletivas para 5.000.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password