Visto eletrônico para japoneses entra em vigor e Brasil quer 25% mais turistas

Visto de entrada sairá em 72 horas (Foto: Divulgação)

A partir de hoje, os turistas japoneses que desejarem visitar o Brasil, seja a negócios ou apenas lazer, já poderão solicitar o visto de entrada no país pelo novo sistema eletrônico de emissão do documento.

O sistema, que já estava em funcionamento para os cidadãos australianos, desde novembro do ano passado, passa agora a contemplar os japoneses. Em seguido, a novidade será aberta aos turistas do Ca-nadá (dia 18 de janeiro), e, por fim, aos americanos (em 25 de janeiro). Os quatro países foram escolhidos por serem responsáveis por 60% dos pedidos de visto para o Brasil.

Com a mudança, o turista, que antes tinha que pegar toda sua documentação necessário, levar ao consulado brasileiro, abrir o processo de solicitação, pagar as taxas e passar pela análise, tendo que aguardar até 40 dias para receber o visto, agora, pode fazer o upload dos documentos pelo site do visto eletrônico e receber a liberação em, no máximo, 72 horas. Vale ressaltar que o processamento do visto eletrônico não é de urgência, portanto o turista deve solicitar previamente.

O Ministério estima que a mudança pode aumentar em 25% o fluxo de visitantes de cada uma das quatro nações beneficiadas. Do Japão, a expectativa após a mudança é que cerca de 99.700 pessoas visitem o Brasil por ano, consolidando os nipônicos como o segundo entre os quatro contemplados em número de visitantes. O Japão perderia apenas para os EUA, de onde são esperados por volta de 720 mil turistas. Completam a lista o Canadá, com 87 mil, e Austrália, com 62 mil.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password