Toyota Prius entra para frota da polícia
Duas unidades do Toyota Prius passaram a integrar a frota da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A iniciativa é fruto de parceria entre a fabricante e o Governo daquele estado e visa estimular o uso de veículos ecologicamente amigáveis, ao passo que a sua utilização também serve como importante vitrine para disseminar a tecnologia híbrida no Brasil. O híbrido também já faz parte da frota da Polícia de Fernando de Noronha.
As viaturas doadas, que já estão com a pintura padrão da Polícia Militar e a inscrição “veículo híbrido” na lateral, são considerados uma referência de carro ambientalmente sustentável. Estima-se que o modelo emita 44% menos gás carbônico que um similar comum, movido somente a gasolina.
Os Prius serão utilizados por agentes na realização de rondas, patrulhamento e monitoramento das ruas da cidade do Rio de Janeiro até novembro de 2016. Mais especificamente, terão uso prioritário no grupamento responsável pelo policiamento de proteção ao turista, na orla carioca.
A cerimônia oficial da entrega dos Prius contou com a presença do vice-presidente executivo da Toyota do Brasil, Miguel Fon-seca, que estava acompanhado por Roberto Braun, gerente de assuntos governamentais da empresa.
Vendido no Japão e nos EUA desde 1997, o Prius acumulou em setembro deste ano mais de 7 milhões de vendas globais. O modelo é comercializado no Brasil desde 2012 e teve 73 emplacamentos no acu-mulado de janeiro a novembro deste ano. Por aqui, o híbrido esbarra no alto preço: a partir de R$ 111 mil. Recentemente, porém, esses veículos ganharam isenção de imposto, o que acarretou em descontos, como no caso do BMW i3 e planos para vendas de outros modelos, como o Kia Soul.