Toyota perde liderança nas vendas mundiais após quatro anos

A Toyota Motor perdeu uma liderança de quatro anos nas vendas globais de veículos para a Volkswagen, segundo dados divulgados ontem. Oficialmente, os japoneses lideraram de 2008 a 2015 – com exceção do ano de 2011, quando ocorreu o terrível tsunami no nordeste daquele país.

A montadora japonesa afirmou que suas vendas globais, que incluem as marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino Motors, subiram 0,2% em 2016, para 10,18 milhões de veículos. O volume ficou abaixo dos 10,3 milhões divulgados pela Volkswagen, que conseguiu um recorde de vendas globais apesar do escândalo de fraude em testes de emissão de poluentes.

As vendas globais do grupo japonês foram apoiadas por um aumento de 5,5% nas vendas de veículos Toyota no Japão, após lançamentos que incluíram o Prius. As vendas fora do Japão recuaram 0,6%, com redução de demanda na América do Norte e Oriente Médio e África.

A Toyota estima que as vendas mundiais devam subir para cerca de 10,23 milhões de veículos em 2017.

Para o grupo Volkswagen (VW) – matriz de doze marcas, entre elas Audi, Porsche, Seat, Skoda e Bentley – , este título de campeão em 2016 é uma forma de renascimento após um ano de 2015 o-fuscado pelo escândalo da adulteração de seus veículos a diesel. O crescimento da Volkswagen, segunda a empresa, deve-se essencialmente ao crescimento das vendas na China, que é o segundo maior mercado para os automóveis da marca alemã depois da Europa.

Em terceiro lugar aparece o gigante americano General Motors, com 9,8 milhões de veículos, que ainda não comunicou seus números, e que devem ser próximos a japonesa Nissan.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password