Senado faz debate sobre educação no Japão e nikkei quer levar discussão para a Câmara

Um grande número de alunos brasileiros enfrentam problemas de aprendizagem nas escolas japonesas, devido, principalmente, à falta de conhecimentos da língua.
No intuito de buscar uma solução, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado, através de requerimento proposto pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF), prepara a realização de uma audiência pública, que pode ser estendida para a Câmara dos Deputados, já que o parlamentar Walter Ihoshi (PSD-SP) também estuda a realização de um encontro. “Acho muito importante a realização de uma audiência pública no Senado para discutir a questão. Recentemente, fui ao Japão e recebi uma série de demandas a respeito da educação, entre eles, que fosse solicitado um reforço às gestões do Itamaraty junto ao MEC com vista a um maior apoio às escolas brasileiras no Japão, inclusive com o envio de professores temporários. Pretendo realizar uma discussão sobre a educação dos brasileiros no Japão e já estou conversando para a realização de uma audiência também na Câmara”, diz Ihoshi.
De acordo com o senador Buarque, entre 300 mil e 500 mil crianças e adolescentes radicados no Japão enfrentam enormes dificuldades para acompanhar as escolas japonesas, ficando numa condição de abandono em termos educacionais.
Continua… (no impresso)