Santo André celebra ‘Dia dos Imigrantes’

A comunidade nikkei de Santo André, via União das Entidades Nipo-Brasileiras do município, celebra hoje o “Dia dos Imigrantes Japoneses e seus Descendentes”.

Às 19 horas, a Câmara Municipal de Santo André abrirá as portas para os cidadãos participarem da sessão solene comemorativa, no Plenário “Vereador João Raposo Rezende Filho”. Na ocasião, duas pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade serão homenageadas.

O primeiro é Noryasu Miyazato, ex-presidente da Associação Okinawa de Santo André, e, o segundo, é Jorge Hiroshi Makiya, professor de sanshin (tipo de banjo de Okinawa). Coincidentemente, ambos têm origem da ilha japonesa e foram aprovados pela União após indicação de suas associações.

“Está ficando cada vez mais difícil escolher os homenageados porque os idosos estão morrendo. São eles que têm histórias (e ações para a comunidade). E não dá para homenagear sem a presença”, disse Isaac Yasuo Miyaoka, vice-presidente da União, para a qual se dedica há 16 anos.

Ele mesmo ainda não foi homenageado, mas o que não deve demorar, segundo o presidente Jorge Kina. “Sou jovem. Mas graças aos antepassados, estamos aqui. É um orgulho para a gente, por isso esta homenagem”, afirmou Isaac Miyaoka.

Na sessão solene, rati-ficando a força okinawana, haverá uma apresentação de dança Odori de crianças e adultos de origem uchinanchu.

A Câmara Municipal fica na rua Delfim Moreira, 2, Centro.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password