Projeto da ‘garupa’ é vetado por Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vetou projeto de lei do deputado estadual Jooji Hato (PMDB), que queria a proibição do trânsito de duas pessoas em motocicletas, em horários determinados, em áreas urbanas de municípios com mais de 1 milhão de habitantes.
A ideia era proibir a “garupa” de segunda a sexta-feira, das 10 às 16h30, e das 23 às 5 horas, e liberá-la totalmente só nos fins de semana e feriados. O descumprimento geraria multa de R$ 130,00.
O texto foi aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa do estado. Para o governador, porém, só a União pode legislar sobre trânsito, conforme competência fixada pelo artigo 22, inciso XI, da Constituição Federal. Alckmin apontou que em nenhum momento o Código de Trânsito Brasileiro restringe o transporte de passageiro em motocicletas, “quer temporal, de acordo com o dia da semana, quer espacial, em função do número de habitantes ou da área do município”. O governador disse, ainda, que, pelo mesmo motivo, já havia rejeitado proposta idêntica aprovada pelo Legislativo em 2011.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password