Prefeitura repassa terreno e oficializa construção de fábrica japonesa em Marília
A cidade de Marília, situada a cerca de 440 quilômetros da capital paulista, oficializa hoje a instalação de uma fábrica da Harald Chocolates e Coberturas, tradicional empresa brasileira do Rio Grande do Sul e que recentemente teve seu controle repassado para a gigante japonesa Fuji Oil, processadora de óleos, como divulgado, em fevereiro pelo São Paulo Shimbun.
Em uma cerimônia a ser realizada em um hotel da cidade, marcada para as 10 horas, o prefeito local, Vinicius Camarinha, repassará uma área de 50 mil metros quadrados, no distrito de Lácio, para a construção da fábrica, que deve ser implantada até o final do ano.
A solenidade contará com a presença do presidente da Fuji Oil – América do Sul, Shuichi Yamaguchi. Em um primeiro momento, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, não está programada, após o evento de assinatura, uma visita ao local onde a fábrica será construída.
A expectativa é que a empresa abra, em um primeiro momento, por volta de 200 empregos diretos, com aumento se dando posteriormente. “Trata-se de uma grande conquista para Marília visando o fortalecimento da economia e geração de empregos, com reflexo social imediato. A Harald é uma potência mundial na produção de alimentos, líder do mercado de chocolate industrial. A planta inicial do prédio é de 18 mil metros quadrados e com previsão de ampliação”, comemora o prefeito, lembrando do momento que vive o País economicamente. “Depois da RCG, fabricante de lâmpadas leds, conquistamos mais essa grande indústria para Marília, num momento muito complicado da economia brasileira. É o atestado na prática da nova fase de Marília. A credibilidade administrativa está gerando confiança no empresariado para atrair investimentos, graças aos incentivos oferecidos pelo governo municipal.”
Vale lembrar que a multinacional nipônica investiu cerca de R$ 640 milhões por 83% do capital da empresa gaúcha. Segundo fontes ligadas à operação, o valor reflete um múltiplo de 20 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização da Harald. A intenção dos japoneses com a aquisição é “construir sua presença na América Latina e aumentar seus lucros através do de-senvolvimento de operações usando profissionais do mercado de chocolate brasileiro como um ponto de apoio”.
Com uma produção de mais de 90 mil toneladas/ ano, a empresa gaúcha é a atual líder em coberturas de chocolate, atuando ainda em vários segmentos com expressiva participação de mercado.
Composta por um quadro de mais de 600 colaboradores, exporta hoje para mais de 30 países (Estados Unidos, América Latina, México e diversos países do Oriente Médio), sendo ainda um dos principais fornecedores de chocolate para conceituadas empresas de alimentos.
“A Harald mantém a tradição na produção de chocolates da família Neugebauer com a força do capital japonês. É uma grande conquista industrial do prefeito Vinicius Camarinha para Marília. Em pouco tempo, a cidade vai sentir o benefício dessa potência industrial”, destacou Cássio Luiz Pinto Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico de Marília.
As negociações para a instalação de uma nova fábrica, de acordo com a prefeitura local, vem ocorrendo desde o ano passado. Ao longo do processo, os japoneses também cogitaram levar a multinacional para outras localidades do Estado, como para a cidade de Garça, mas, segundo o secretário, acabaram decidindo por Marília, devido à localização privilegiada para logística e escoamento da produção e as melhorias nas rodovias como no trecho urbano da BR-153 e duplicação da SP-333. Outro diferencial foi a revitalização do aeroporto de Marília, já garantida junto ao governo federal.
Além disso, a empresa Harald já está em Marília há anos, mas em um prédio considerado pequeno para as atividades.