Prefeito nikkei tem contas rejeitadas
O prefeito de Itaquaquecetuba Mamoru Nakashima (PSDB) teve as contas do exercício de 2013 reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). De acordo com o Judiciário, a rejeição foi votada em primeira e segunda instância, com trânsito em julgado. O parecer será encaminhado à Câmara Municipal, que votará a aprovação ou não das contas em questão.
De acordo com o documento, o parecer desfavorável se deu pela falta de aplicação da totalidade dos recursos do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), bem como a falta de pagamento de dívidas.
O processo aponta que a rejeição dos demonstrativos se deu pela aplicação dos recursos que foram limitados a 97,37% e a ausência do depósito de valores pertinentes aos precatórios de 2013, somando R$ 5.743.684,42.
Foram destacados também a precariedade das peças de planejamento, ausência de disponibilidade financeira para honrar compromissos de curto prazo, concessão de adiantamento a agentes políticos, itens com validade vencida esto-cados no almoxarifado, divergências nas informações encaminhadas a Auditoria Eletrônica do Estado, entre outros aspectos.
De acordo com a assessoria técnica do TCE, “os resultados contábeis não prejudicaram o equilíbrio das contas. No entanto, em razão da falta de pagamento de precatórios, opinou pela emissão de parecer desfavorável”.
Nakashima foi reeleito ano passado, em primeiro turno, com pouco mais de 100 mil votos.