Polícia prende suspeito de roubar orientais
A polícia prendeu um suspeito de usar um meni-no de 13 anos para entrar em prédios e furtar apartamentos, principalmente de japoneses, coreanos e chineses. O mentor, de 24 anos, foi preso no bairro da Liberdade, em São Paulo.
No tênis dele, foi encontrada uma lista de quatro páginas com endereços de casas e apartamentos de orientais. A polícia ainda investiga se os imóveis foram assaltados ou seriam os próximos alvos. “Desde a época da apreensão do adolescente, ele está sendo monitorado e a gente conseguiu chegar possivelmente ao mentor, que tem passagem por roubo e é procurado pela Justiça porque saiu na saída temporária de Natal e não voltou mais”, disse a delegada Ana Lúcia de Souza.
O menino, descendente de orientais, foi apreendido no fim de julho. Em imagens registradas do dia 28 de maio, ele aparece em um prédio no Tatuapé, na zona Leste, acompanhado de um adolescente de 17 anos. O garoto fingiu que era parente de um dos moradores para conseguir entrar. A dupla levou R$ 3 mil em dinheiro e o mesmo valor em joias.
A polícia disse que o menino faz parte de uma quadrilha que usa menores para entrar e furtar apartamentos. Na delegacia, o garoto contou que já fez isso três ou quatro vezes. A delegada disse que ele foi aliciado por um homem na rua. Ele contou à polícia que jogava bola quando o homem o chamou. O adulto perguntou se o garoto queria ganhar dinheiro. O menino perguntou como e o homem disse que ligaria depois. O garoto recebeu o telefonema e o suspeito o convidou para pegar dinheiro na casa de uma mulher.