Pesquisadores japoneses anuncia cura da calvície
O momento esperado durante anos e anos por carecas em todo o mundo pode ter chegado ao fim. Pesquisadores do Japão divulgaram nesta semana que encontraram a cura da calvície, com um método inovador que promete fazer crescer cabelo onde não crescia mais.
O estudo, desenvolvido por profissionais da marca de cosméticos Shiseido, mostrou que é possível induzir o crescimento de cabelo através do uso de células-tronco. A descoberta também pode ajudar ainda pessoas que tiveram acidente vascular cerebral e paralisia, de acordo com pesquisadores.
Duas fases de testes foram realizadas com sucesso neste ano. As novas regras governamentais japonesas sobre medicina regenerativa e pesquisa de células-tronco não exigem mais uma terceira fase de testes, o que agilizará o processo de chegada ao público. A Shiseido, agora, trabalha para colocar sua nova técnica no mercado. O prazo previsto para que a prática seja comercializada é 2018.
O estudo começou em 2013 em parceria com a empresa RepliCel. O processo consiste em elevar uma parte do couro cabeludo e injetar as células que induzem o crescimento capilar. No procedimento, os médicos removerão alguns milímetros do couro cabeludo em uma profundidade até as raízes dos cabelos. Através desta amostra, os fios capilares serão multiplicados. Após o reimplante, o tempo de crescimento dos cabelos poderá levar alguns meses, porém, a empresa garante que a satisfação é 100% garantida.
Conforme a empresa, que investe em soluções para a calvice desde 1972, o potencial do mercado somente entre os japoneses chega a 200 bilhões de ienes. Não há um prazo para que o tratamento chegue ao Brasil.