País nomeia ‘embaixadores’ para divulgar a Olimpíada

O governo do Japão está deixando claro que vai aproveitar os Jogos Olímpicos de Tóquio, programado para 2020, para apresentar ao mundo a sua cultura jovem.

Para isso, personagens de animes foram nomeados embaixadores oficiais da competição e farão parte de todas as ações de marketing previstas para os Jogos, aparecendo em produtos licenciados. Entre os personagens escolhidos estão: Son Goku, Naruto, Luffy (One Piece), Sailor Moon e Astro Boy.

O Comitê Olímpico Japonês, aliás, já liberou diversos artigos como bonés, camisetas, toalhas e chaveiros, com todos os personagens mencionados acima. Os valores, obviamente, variam bastante, conforme a qualidade e gê-nero do artigo. Vale lembrar que na apresentação dos Jogos Olímpicos de 2020 durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos do Rio 2016, já ficou claro que os japoneses utilizariam a força da cultura pop para promover o evento, quando o personagem Mario Bros da Nintendo apareceu em vídeo de promoção da competição e logo depois, surgiu o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, vestido como o icônico personagem de vídeo game.

A seleção de personagens como embaixadores dos Jogos, aliás, levantou algumas reclamações entre os fãs japoneses, que notaram a ausência de criações populares como Pikachu, Doraemon e o próprio Mario. Alguns fãs chineses também questionaram a inclusão de Goku, uma vez que ele é baseado em um personagem chinês (Sun Wukong, ou Rei Macaco, do romance do Jornada ao Oeste, escrito no século 16

Mesmo com a utilização dos personagens, a mascote oficial da olimpíada de Tóquio em 2020 ainda esteja sendo criado pelo Japão e deve ser divulgado em breve.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password