Novo cônsul retorna após uma década no País

O Consulado Geral do Japão em São Paulo conta com um novo cônsul-geral adjunto, Akira Kusunoki. Ele assume no lugar de Hitomi Sekiguchi, nomeada a cônsul-geral em Manaus.

Praticamente fluente no idioma português, o novo cônsul volta para o Brasil após uma década, quando atuou em Belém, coincidentemente, como substituto de Sekiguchi.“Cheguei no dia 13 (de abril) e estou muito contente (em voltar para o Brasil). Estava no Japão, após um período na Guatemala. E de 2006 a 2008 fui para Belém. Lembro da experiência de receber o príncipe (Naruhito) 10 anos atrás (no Brasil) e, de acordo com informações da Agência Casa Imperial, estuda-se a possibilidade da vinda da princesa Mako (para os 110 anos). Se vier, será uma honra recebê-la junto com a comunidade”, disse o cônsul Akira Kusunoki, em visita ao São Paulo Shimbun.

De acordo com ele, que tenta convencer a família para vir para o Brasil – a filha caçula, aliás, “é carioca” -, a nomeação para o Brasil não foi uma surpresa, tendo em vista que são poucos os diplomatas com conhecimento do idioma português. Ao contrário de antigamente, de um tempo para cá o governo japonês tomou ciência da importância desse domínio da língua “porque os jovens descendentes não falam o idioma japonês, além da relação com o Brasil”, citou cônsul Kusunoki.

“(O Japão quer) aproximar dos jovens. De agora em diante, os jovens nikkeis que têm ideias e é pre-ciso fortalecer essa rede. Já senti bastante iniciativa deles, pois já pude encontrar alguns deles, e fico contente com isso”, afirmou ele, lembrando que diariamente trata sobre as celebrações dos 110 anos da imigração com o cônsul-geral.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password