Novo cônsul do Japão em São Paulo quer estreitar laços com a comunidade nikkei

O novo cônsul do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, deseja estreitar os laços com a comunidade nipo-brasileira.
O pontapé inicial deu-se ontem, na recepção preparada pelas entidades influentes, lideradas pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo).
Antes do encontro, o cônsul visitou o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, onde constatou “o sofrimento dos imigrantes até a contribuição com a sociedade brasileira”, e o São Paulo Shimbun.
A apenas dois meses e meio do ano comemorativo dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, cônsul Noguchi afirmou querer aproveitar o momento “para fortalecer o laço Brasil-Japão com a comunidade”. “Essa é uma tendência que foi enfatizada com a vinda do primeiro-ministro Shinzo Abe ao Brasil. Quero promover essa atmosfera com a comunidade nikkei e torná-la cada vez mais forte”, afirmou.
Antes de desembarcar em São Paulo, o cônsul conversou, no Japão, com várias pessoas que trabalharam com a comunidade nikkei do Brasil. Um deles foi o antecessor, cônsul Takahiro Nakamae.
“Ele me aconselhou a como ser cônsul-geral em São Paulo e disse que para fortalecer a comunidade japonesa é importante ouvir bem, escutar e pensar como podemos trabalhar juntos”, contou.
Um dos trabalhos deixado por Nakamae foi a Japan House, centro cultural conhecido pelo novo cônsul, anteontem.
Continua…(Impresso)