‘Novembro Azul’ alerta para câncer de próstata

O penúltimo mês do ano começou e o tom azul toma o lugar do rosa em alerta ao câncer de próstata. Para quem vai viajar, a campanha do “Novembro Azul” estará estampada nas rodovias estaduais e no aeroporto de Guarulhos. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo.

Mensagens eletrônicas sobre a doença serão exibi-das nas principais rodovias do Estado de São Paulo, como Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios.  Na semana que vem, outras ações irão acontecer em mutirão de exames e caminhada.

Ontem, o dia foi de combate ao câncer de próstata na calçada da Fiesp, que ganhou o tom azul.

O Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, em parceria com Instituto Lado a Lado pela Vida, chamou atenção para a doença com atividades lúdicas: show, humor e até barbearia.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a estimativa para este ano é de 61,2 mil casos novos de câncer de próstata e cerca de 13,8 mil mortes.

O câncer de próstata é o segundo tipo da doença que mais mata os homens brasileiros, só atrás do de pulmão.
Os sintomas iniciais são muito difíceis e quando a-parecem (incômodo ao urinar, sangue no xixi e dores ósseas) já indicam um estágio avançado da doença.

Por isso, a prevenção é essencial e o exame de toque retal, complementado com o de sangue PSA, deve ser feito por homens com mais de 45 anos que façam parte de grupos de risco e os acima de 50. Os negros têm maior incidência do câncer de próstata, assim como com histórico familiar.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password