Nissan inicia teste de carro autônomo
A japonesa Nissan escolheu Londres para conduzir os primeiros testes de carros autônomos na Europa, dois meses depois de anunciar a fabricação de dois novos modelos no Rei-no Unido. A montadora afirmou que a versão modificada do seu compacto elétrico LEAF equipado com tecnologia autônoma será testado no próximo mês. Esse será o primeiro do tipo conduzido pela montadora japonesa em rodovias europeias.
O governo local informou que pretende encora-jar o desenvolvimento e o teste de tecnologias de automóveis autônomos no Reino Unido, ajudando a construir uma indústria que servirá um mercado global. “Com os futuros modelos seguros e inovação de ponta sendo desenvolvida aqui no Reino Unido, nós buscamos um futuro forte de design, engenharia e manufatura no país para consumidores em todo o mundo”, disse o presidente de conselho da Nissan na Europa, Paul Willcox.
Em outubro, a Nissan, que responde por cerca de 30% da produção total de carros no Reino Unido, in-formou que vai expandir a produção na fábrica do nordeste da Inglaterra, o que está sendo encarado como uma promessa do governo de conceder suporte extra para conter eventuais per-das de competitividade com a saída da União Euro-peia (UE).
Considerado um dos mais abrangentes realiza-dos até agora, um estudo feito pela Policy Network sobre veículos autônomos revela impactos bastante consideráveis sobre a eco-nomia da Europa nas próximas décadas. Elaborada a pedido da Nissan, a aná-lise prevê que a tecnologia acrescentará 0,15% à taxa anual de crescimento do continente, de modo a injetar 17 trilhões de euros na região até 2050, além de ganhos em mobilidade e redução de acidentes.