Nikkeis são destaques nas Olimpíadas de Matemática

A rede estadual de ensino de São Paulo foi um dos destaques na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) de 2016

Na 12ª edição da prova, São Paulo conquistou 692 medalhas, entre ouro, prata e bronze. Entre os vencedores pelo Estado, cinco nikkeis levaram ouro: Rodrigo Suguimoto, de Guarulhos; Bruno Hiroki Muto, de Suzano; Franz Masatoshi Yuri e Silverio Shindi Hosomi, ambos de São Paulo; além de Henrique Takeo Sakashita, de Jales.

Outros 11 nipo-brasileiros de outros estados subiram ao lugar mais alto do pódio. São eles: Enzo Nakanishi, de Londrina (PR); Gabriel Yuzo Shimizo, de Joaquim Távora (PR); Giulia Mayumi Okuyama, de Curitiba (PR); Gustavo Kenta Taniguti, de Londrina (PR); Julia Furuzato, de Curitiba (PR), Clarice Sakaguchi; Renato Hideki Shinozaki e Gabriel Nobuaki Nojima, os três de Recife; Sena Haruta, de Pomorode (SC); Stella Riko Uchidomari Nakamura, de Juiz de Fora (MG) e Lucas Hideo Maekawa, de Campo Grande (MS).

Além das condecorações, estudantes, professores e escolas receberam menções honrosas e certificados de participação. Ao todo, mais de 110 mil alunos do 6º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio, participaram da segunda fase da competição, realizada em setembro, e foram desafiados em contas e problemas matemáticos divididos em três níveis de dificuldade, de acordo com a série dos estudantes.

Em São Paulo, clubinhos de matemática, grupos de estudos e até aulas interdisciplinares foram as ferramentas utilizadas para preparar os alunos para a importante competição, além de estimular nos alunos o gosto pela ciência que trabalha habilidades de raciocínio lógico.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password