Nikkeis são convocados para Mundial de judô
A Confederação Brasileira de Judô convocou ontem os atletas que integrarão a seleção brasileira no “Campeonato Mundial de Judô – Budapeste 2017”, que acontece no período de 28 de agosto a 3 de setembro, na capital húngara.
Foram selecionados 18 judocas – 9 no feminino e 9 no masculino – para a com-petição individual, além de outros três para compor o time brasileiro na disputa inédita por equipes mistas.
A seleção feminina terá duas estreantes e sete atletas que já participaram de Mundiais e Jogos Olímpicos, entre elas, Stefannie Arissa Koyama (48kg), que é filha de nipo-brasileiros, mas nasceu no Japão. Além dela, também participam os nikkeis Eduardo Yudi (81kg), Eric Takabatake (60kg) e Charles Chibana (66kg). Há também nomes conhecidos como Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Luciano Corrêa (100kg) e Rafael Silva “Baby” (+100kg).
Já para a inédita disputa por equipes mistas, está o nikkei Eduardo Katsuhiro.
Será a primeira vez que este tipo de competição acontecerá em um evento oficial da Federação Internacional de Judô. Nela, cada time será formado por seis judocas, mesmo modelo aprovado pelo Comitê Olímpico para os Jogos de Tóquio 2020.
A fase final de preparação para as mulheres já começou ontem, com o embarque da seleção feminina para treinamento de campo internacional em Castelldefels, na Espanha, onde fi-carão até o próximo dia 7. Já a seleção masculina treinará em Houlgate, na França, de 17 a 27 de julho.
A equipe completa se concentrará de 6 a 12 de agosto em Pindamonhangaba para mais um período de treinos e, no dia 19, começarão as saídas para a aclimatação em Paris, antes de embarcarem para a Hungria.