Nikkeis de Sorocaba realizam ‘Festa Japonesa’ já com foco para 2018

O fim de semana é de “Festa da Colônia Japonesa” na cidade de São Paulo.
A 9ª edição segue a tradição dos outros anos, sem muitas novidades. Isso é o que deve acontecer só no ano que vem, quando a organizadora Ucens (União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba) realizará a 10 edição bem no 110 aniversário da imigração japonesa no Brasil. “Este ano não terá muita diferença. O patrocínio foi pouco, não cobriu o custo do evento. A Prefeitura só entrou com o palco e o gerador. As tendas, os banheiros químicos, o resto a gente tá pagando tudo. Mas no ano que vem, com os 110 anos (da imigração) e com os 10 (da Ucens) será mais especial”, explica o presidente da Ucens, Roberto Matsushima.
Mesmo assim, os 400 voluntários que trabalham na realização da “Festa Japonesa” estão empenhados em atender o público estimado em 30 mil pessoas. A maioria é da região de Sorocaba, que fica a 102km da capital paulista, e vai atrás da comida típica japonesa.
Segundo Matsushima, hoje começa o preparo do yakissoba e tempurá, os mais vendidos na festa. “As verduras e legumes serão lavadas e picadas a partir de hoje e colocados nos freezers que alugamos. Serão cerca de 1mil yakissobas, feitos no próprio clube. Hoje, os brasileiros gostam de comida japonesa”, analisa.
Tanto gosto levou os organizadores a abrirem espaço terceirizado, que neste ano levará takoyaki (bolinho de polvo) e ebiyaki (bolinho de camarão)
Continua…(Impresso)