Nikkeis conquistam medalha em ‘WorldSkills’

Dois nikkeis do Brasil foram medalhistas na 43ª edição da “WorldSkills Competition”, realizada na semana passada, em São Paulo.O paulistano Giovanni Kenji Shiroma conquistou a medalha de ouro na categoria Web Design, enquanto que Alex Massayuki Yonekubo, de Marília, levou o bronze em Manufatura Integrada.

No resultado geral, o Brasil ficou em 1º lugar, com 11 medalhas de ouro, nove de prata e nove de bronze. Em 2º ficou a Coreia do Sul, seguida de Taipé Chinesa (Taiwan). Este foi o melhor resultado do Brasil na competição, que acontece a cada dois anos e pela primeira vez foi realizado na América Latina.

Só para se ter uma ideia da evolução brasileira, o País participa da competição desde 1983 e até então a conquista era de 68 medalhas e 111 certificados de excelência. Em 2005 foram cinco medalhas, saltando para 12, em 2013. No total, o Brasil soma 31 medalhas, de 24 vencedores em ocupações individuais e sete por equipe.

Na “WorldSkills” participam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional. Nas provas, os competidores fazem tarefas do dia a dia das profissões que escolheram. São vencedores aqueles que executarem o trabalho nos prazos e com os padrões internacionais de qualidade.

Na edição deste ano, cerca de 60 países e regiões membros participaram da competição. Ao todo, 1.189 competidores de até 22 anos disputaram o título de melhor profissional do mundo em 50 ocupações da indústria e do setor de serviços.

A competição acontece há 65 anos e, no Brasil, a organização foi o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password