Nikkei é indicado ao Ministério do Trabalho

O PTB decidiu indicar o nikkei Helton Yomura para o Ministério do Trabalho, após desistir do nome da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Atualmente, Yomura ocupa o cargo de secretário-executivo no Ministério do Trabalho e o seu nome já chegou à Secretaria de Governo. Em outubro passado, o nikkei assumiu por um período curto o cargo de ministro interino.

Formado em Direito, Yomura foi assessor do Instituto de Pesos e Medi-das do Estado do Rio de Janeiro, de fevereiro de 2015 até julho de 2016. Em seguida, foi exonerado para ocupar cargo na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, último emprego antes de chegar ao Ministério do Trabalho.

A direção da pasta está vaga desde dezembro do ano passado, quando o então ministro Ronaldo Nogueira pediu demissão. O presidente Michel Temer aceitou a indicação de Cristiane Brasil no dia 3 de janeiro, mas, na mesma se-mana, um juiz de primeira instância suspendeu a posse, pois ela foi conde-nada a pagar R$ 60 mil por dívidas trabalhistas com dois ex-motoristas. O governo e a própria deputada recorreram contra o impedimento. Depois de uma série de recursos, a decisão seguiu para a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal, que não julgou o caso.

O presidente nacional do PTB e pai da deputada, Roberto Jefferson, divulgou nota justificando a mudança na indicação. “Diante da indecisão da ministra Cármen Lúcia em não julgar o mérito neste primeiro semestre, o PTB declina da indicação da de-putada”, disse ele, que nas redes sociais foi mais enérgico em críticas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password