Museu recebe mostra de cerâmica pelos 120 anos
Como parte das comemorações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, apresenta, a partir de hoje, a mostra “Cerâmica do Japão: A Geração Emergente do Forno Tradicional Japonês”.
Ao todo, serão expostas, até o dia 20 de dezembro, 70 peças de 35 artistas, que trabalham com obras inovadoras e tendem a liderar a próxima geração da arte da cerâmica no Japão.
O tema da exposição, “Vasilhames”, revela a perspectiva de cada artista na compreensão da funcionalidade do objeto, as-sim como a visão de cada um sobre a situação atual e o futuro da cerâmica japonesa, que possui um grande contingente de apreciadores no mundo inteiro. As peças moldadas a partir de um elemento básico da natureza, a argila, deixam de ser apenas objetos funcionais para adquirir status de obras de arte nas mãos de mestres e arte-sãos.
Durante a mostra também haverá uma oficina de ikebana, arte da composição floral conforme com as tradições e a filosofia japonesas. A oficina é aberta ao público e as inscrições serão feitas por ordem de chegada à sala da exposição.
Aos domingos a entrada é franca e nos demais dias o ingresso custa R$ 8 e pode ser adquirido na bilheteria do Museu Histórico Nacional, localizado na Praça Marechal Âncora, Centro. A visitação é de terça a sexta, das 10 às 17h30; sábados, domingos e feriados, das 14 às 18 horas. Informações: (21) 3299-0324.