Ministra sinaliza abertura do mercado japonês este ano

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, disse estar “confiante” na abertura do mercado do Japão à carne bovina brasileira, tanto para o produto processado quanto in natura, ainda em 2015. A declaração foi dada durante a 14ª edição do “Seminário Perspectivas para a Agricultura”, realizado na BM&FBovespa, na terça-feira.
Segundo ela, há uma articulação com técnicos do governo japonês e o Brasil concordou em autorizar, como contrapartida, as importações do gado wagyu (referindo-se a um corte especial japonês de alto valor de mercado).
“Eles pediram a abertura do nosso mercado para o gado (do bife) kobe e vamos atendê-los”, afirmou a ministra, que irá ao Japão no mês que vem.
Questionada, a ministra disse crer que neste ano já ocorra exportação de carne bovina do Brasil para o Japão, sem estimar volumes.
No mesmo evento, ela falou que as aguardadas exportações de carne bovina não processada do Brasil para os Estados Unidos devem começar a ocorrer em agosto, vislumbra ainda uma maior abertura em outros importantes mercados, como Rússia e China.
O anúncio do comércio inédito de carne bovina “in natura” do Brasil para os EUA deverá ser feito durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington no fim deste mês. “Está faltando apenas o acerto da certificação, que são os detalhes mínimos. Os técnicos americanos e do Brasil acham que em agosto já estamos com performance exportadora”, disse.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password