Mercedes anuncia demissão de 3.600 trabalhadores

Do total, serão 2.200 funcionários e 1,4 mil profissionais não terão seus contratos renovados.
Mercedes anuncia demissão de 3.600 trabalhadores em SBC.
A Mercedes Benz do Brasil anunciou anunciou na terça-feira (6) um “reestruturação” de sua fábrica de caminhões e ônibus na cidade de São Bernardo do Campo – SP.
A princípio, a medida atingira um total de 3.600 trabalhadores e uma parte da produção que era própria será terceirizada.
Dessa forma, a produção de eixo dianteiro, transmissão, serviços de logística, manutenção e ferramentaria, estão entre as atividades a serem terceirizadas. Na terceirização a empresa pode encerrar o contrato (no prazo) sem ter que negociar com o sindicado ou pagar indenizações aos funcionários.
Para a toma de decisão, a empresa alegou pressão de custo e à “transformação da indústria automobilística”, sem especificar o que isso representaria.
Fontes de dentro da empresa já diziam que há muito tempo a montadora queria sair da cidade de São Bernardo do Campo, tendo montado uma fábrica de automóveis em Iracemápolis, também no Estado de São Paulo. Contudo a venda dos automóveis ficou muito abaixo do projetado e a fábrica foi vendida para os chineses.
São Bernardo do Campo
Na cidade de São Bernardo do Campo em menos de dois anos, fecharam as fábricas da Ford, Toyota e agora a demissão em massa na Mercedes.
Se a Mercedes está enfrentado este problema, provavelmente a Scania também enfrenta uma situação similar.
A Scania também está localizada na cidade de São Bernardo do Campo.
Mercedes anuncia demissão de 3.600 trabalhadores em SBC.