Medo de atraso faz São Paulo mudar horário de cerimônia com a princesa Mako

Autoridades na abertura do “Festival do Japão” (Foto: Divulgação)

Após muito relutar e, de certa forma, mostrar certa intransigência, a Comissão para as Comemorações pelos 110 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, responsável pelas celebrações em São Paulo, “abriu a guarda” e aceitou alterar o horário previsto inicial-mente para a cerimônia oficial, que contará com a presença da princesa Mako e será realizada no dia 21 de julho, durante o “21º Festival do Japão”.

A decisão foi confirma-da pelo presidente do Comitê Executivo, Yoshiharu Kikuchi. De acordo com ele, a prorrogação em 1 hora, mudando das 11 horas para o meio-dia, ocorre para evitar um possível atraso. “O avião com a princesa saindo de Maringá, no Paraná, está previsto para chegar por volta das 10h30 em São Paulo ou, com algum atraso, às 11 horas. Não daria tempo, porque a comitiva ainda tem que sair com os batedores do aeroporto e se dirigir ao local da festa”, disse ele.

O tempo curto entre um evento e outro era, desde o início da discussão do cronograma, alertado pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), presidente da Comissão dos Festejos no Paraná. O deputado, aliás, chegou a ser consultado sobre uma mudança no horário da cerimônia oficial pelos 110 anos, que ocorrerá em Maringá no dia 20, às 19 horas. Ele, porém, não se mostrou disposto a acatar mais essa solicitação de São Paulo.

Em setembro do ano passado, o Paraná “cedeu” o dia 21 para São Paulo, data que pretendia, em um primeiro momento, realizar a cerimônia oficial com a princesa Mako. O acordo foi selado após rumores darem conta de um cancelamento da viagem por parte da Casa Imperial japonesa, no caso da permanência da coincidência de datas. Uma reunião, então, foi feita com os representantes dos dois lados e que chegaram em um acordo.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password