Jovens são escolhidos para estudar no Japão

Três estudantes do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (Cap-Uerj), no Rio de Janeiro, foram selecionados para uma jornada de quatro anos ininterruptos de estudos na Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio (Tufs), onde vão estudar Relações Internacionais. Eles embarcam para o Japão ainda em março desse ano.

Clara Cortines de Freitas Teixeira (18 anos), João Antônio Alves de Souza de Oliveira Dias (17) e Gabriel Edson Figueiredo da Purificação (18) participaram de um processo seletivo, composto por análise curricular, entrevistas, proficiência em inglês e redação.

“Espero conhecer o máximo possível sobre outros povos por meio de amizades com outros alunos estrangeiros, aprimorar meu inglês, aprender japonês, ganhar independência e conhecimento para compartilhar quando voltar para o Brasil”, afirma Clara, uma das selecionadas.

Já Antônio, confirma que seu interesse pelo Japão não vem de agora. “É algo já antigo, começou ao ter contato com mangás e animes comuns na TV brasileira e depois a alguns encontrados na internet. Isso me levou a ter interesse na cultura que produziu tais obras. Com esta oportunidade, pretendo fazer o curso de Relações Internacionais com o intento de futuramente me aplicar a um cargo diplomático aqui no Brasil”, diz.

A viagem se dá graças a um acordo de cooperação e intercâmbio entre a Uerj e a Tufs. Através dele, desde 2015, alunos do Ensino Médio passaram a ter a possibilidade de cursar a graduação com bolsa integral na instituição japonesa. Em março de 2016, a Uerj renovou o convênio com a Tufs e passou a sediar base do Global Japan Offices no Brasil, com o intuito de promover a difusão da língua japonesa.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password