Japoneses lideram patentes entre montadoras

Um levantamento anual feito pela Thomson Reuters e publicado agora mostra que as montadoras japonesas e seus fornecedores ocupam lugar de destaque entre as 100 corporações que mais registram patentes de suas inovações. Três fabricantes de automóveis, um de motos e quatro de sistemas e componentes com sede no Japão ocupam oito lugares no ranking das dez empresas mais inovadoras do setor automotivo.

O grupo é liderado por Toyota, Honda e Nissan. Completam a lista Aisin Seki, Bridgestone, JTekt, Yamaha and Yazaki.

Somente montadoras japonesas entraram na lista completa das 100 empresas que mais registraram patentes globalmente. Toyota e Honda lideram o ranking da Thomson Reuters pelo quinto ano consecutivo. Entre os fornecedores, além dos quatro japoneses também aparecem a francesa Valeo e a Johnson Controls, sediada nos Estados Unidos. Levando em conta todos os setores, este ano estão entre os maiores patenteadores 40 companhias japonesas e 35 estadunidenses.

A lista atual não especifica quais tipos de patentes foram registradas, mas outro relatório divulgado em janeiro deste ano oferece uma visão mais ampla sobre as inovações do setor. Segundo esta pesquisa, de 2009 a 2013 as em-presas mais inovadoras do setor automotivo foram Toyota, Bosch, Hyundai, Honda e Denso, cada um em campos distintos.

Nesse período, a alemã Robert Bosch apresentou o maior número de inovações em sistemas de assistência ao motorista, como monitoramento de campo cego, frenagem inteligente e detecção de pedestres. Já a japonesa Toyota e a americana General Motors intensificaram suas inovações na área da direção autônoma.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password