Japoneses dão palestra em encontro internacional de polícia comunitária

Perita japonesa Hisami Ohashi dará palestra (Foto: Divulgação)

Policiais japoneses estão em Brasília para participar do “Seminário Internacional de Polícia Comunitária”. O encontro ocorre hoje, das 8h30 às 12 horas, na Escola de Governo do Distrito Federal, no Setor de Garagens Oficiais Norte, próximo ao Memorial JK (Eixo Monumental).

Podem participar líderes comunitários, membros de conselhos comunitários de segurança, policiais civis e militares e integrantes dos sistemas de segurança pública e de Justiça criminal, estudiosos e pessoas interessadas no tema.

A abertura dos trabalhos ficará a cargo da perita da Polícia Nacional do Japão, Hisami Ohashi. Ela vai falar sobre o modelo Koban, usado na segurança comunitária do país asiático. Na sequência, o perito Masahiro Kamei discorrerá sobre as percepções que teve das dependências e dos projetos da Polícia Militar do Distrito Federal.

As impressões do Brasil a respeito do trabalho desenvolvido no Japão, por sua vez, serão apresentadas pelo capitão Diego Araújo, que esteve naquele país em outubro passado. O militar acompanha dois peritos japoneses que estão em Brasília para conhecer a estrutura de segurança comunitária da capital federal, como o Programa de Prevenção à Violência Doméstica, o policiamento a pé, a cavalo, e ainda o da segurança dos turistas.

Durante a visita, a comitiva pode acompanhar a capacidade operacional da PM-DF, tanto na parte preventiva, quanto na reativa, ou seja, o mesmo policial que está fazendo uma visita comunitária tem a capacidade de efetuar uma prisão. A prática foi constatada durante a localização de veículo roubado com a prisão dos criminosos.

Ainda no seminário, o encerramento caberá à secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, que fará uma explanação da principal política de segurança do Distrito Federal, o Viva Brasília.

A visita dos policiais japoneses faz parte de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão, fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a Agência Nacional de Polícia do Japão e a PM-DF. Desde 2015, profissionais dos dois países trocam experiências e aperfeiçoam seus modelos de segurança, em um acordo válido até janeiro de 2018.

Continua…(Impresso)

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password