Japonês vence com equipe brasileira
O fator casa parece que realmente faz a diferença para o japonês Yoshihide Muroya no Red Bull Air Race. Depois de vencer sua primeira corrida na carreira em Chiba, no ano passado, a volta ao lugar que lhe traz boas lembranças foi favorável para o asiático. Neste final de semana, na etapa japonesa do mundial de corrida aérea, ele voltou a vencer.
Muroya, que conta em sua equipe com o apoio de três engenheiros mecânico-aeronáuticos brasileiros e um engenheiro eletricista da empresa mineira Aeron, que presta consultoria técnica ao piloto, já havia vencido a segunda etapa em San Diego (EUA), assumiu a liderança com 30 pontos, mesma pontuação do tcheco Martin Sonka.
O resultado positivo do japonês veio na volta mais rápida de todas em Chiba (55.288s) e também pelos erros dos adversários do final four que facilitaram o caminho do local ao sofrerem penalizações. Petr Kopfstein ficou a 0.558s do japonês em uma disputa acirrada pela primeira posição. Este foi o primeiro pódio do tcheco na elite. Sonka também estava na briga, mas sofreu penalidade de dois segundos após voar em nível fora do permitido.
O alemão Matthias Dolderer encostou em um poste inflável pela segunda vez segui-da na temporada e viu o top 3 escapar.
O Mundial de Corrida Aérea segue agora ainda mais acirrado e as próximas etapas serão decisivas na competição. O piloto japonês e o tcheco Martin Sonka estão empatados no primeiro lugar da tabela com 30 pontos, e logo atrás deles, ainda na caça-da ao título estão o alemão Matthias Dolderer, com 23 pontos, e o também checo Petr Kopfstein, com 17 pontos. A próxima etapa será nos dias 1 e 2 de julho, em Budapeste, Hungria.