Japão libera oficialmente a entrada de yonsei a partir de 1º de julho

Visto terá renovação anual e validade de 5 anos (Foto: Divulgação)

O Ministério da Justiça do Japão confirmou a liberação da entrada dos yonseis (descendentes de japoneses da 4ª geração) para trabalhar no país. A abertura será a partir do dia 1º de julho próximo.

Motivo de muita expectativa entre os nipo-brasileiros, a liberação vem acompanhada de uma série de restrições impostas pelo governo japonês, algo que já vinha sendo desenhado ao longo de toda a negociação e que, agora, foi confirmado. Em um primeiro momento, os yonseis liberados serão somente os que têm idade entre 18 e 30 anos.
Diante disso, não se sabe ao certo quantas pessoas serão realmente beneficiadas com a liberação. Uma única pesquisa realizada no Brasil, em 1988, constatou que havia 1,22 milhão de nikkeis no País, 12,9% dos quais yonseis, o que corresponde a 159 mil pessoas. Como já se passaram 30 anos é provável que cerca de 150 mil yonseis estejam impedidos de obter o benefício, já que ultrapassaram as idades limites. Pela lógica, se enquadrariam apenas os nascidos a partir de 1987.

Outra exigência, que já vinha gerando uma série de críticas, também foi mantida e os interessados terão que ter proficiência básica no idioma japonês, o equivalente ao nível 4 da língua. Os nikkeis qualificados para esse novo visto deverão receber apoio do em-pregador e dos familiares para estudar o idioma, pois, durante a estada, deve ser aprimorado, atingindo após dois anos o nível N3. Além disso, os interessa-dos não podem ter histórico algum de envolvimento em crime no Brasil

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password