Japão financia projeto entre Angola e Brasil
O Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC) confirmou oficialmente que assinou um acordo com o banco estatal de desenvolvimento de Angola para financiar a construção de um sistema de cabo óptico submarino entre Angola e Brasil.
“Esse projeto estabelecerá o primeiro cabo óptico submarino ao longo do Atlântico Sul, ligando diretamente o continente africano à América do Sul”, disse o JBIC, em comunicado divulgado em Luanda, na Angola.
Ainda de acordo com o banco nipônico, “o cabo óptico submarino deve então ser ligado ao cabo submarino em construção que vai aos Estados Unidos na estação terrestre no Brasil, construindo uma vasta rede de comunicações que vai de Angola à América do Norte via América do Sul”.
O sistema de 6.200 quilômetros será fabricado e assentado pela NEC Corp em nome da Angola Cables, que foi criada pelos cinco principais operadores de telecomunicações angolanos e que atualmente fazem parte da sua estrutura como acionista, sendo a estatal Angola Telecom o maioritário.
O JBIC disse, ainda, que o empréstimo de 109,7 milhões de dólares será co-financiado pela Sumitomo Mitsui Banking Corporation (SMBC). O JBIC fornecerá 65,8 milhões de dólares e a SMBC o restante.