Japão e Brasil anunciam cooperação em projeto para reciclagem de eletroeletrônicos

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) oficializou um acordo com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) para o treinamento de representantes brasileiros da indústria de equipamentos eletroeletrônicos, no Japão.
A iniciativa tem como principal objetivo apoiar o setor na implementação da logística reversa, instrumento caracterizado por ações destinadas a viabilizar a coleta de resíduos sólidos ao setor empresarial.
O acordo entre os países foi assinado após a visita de uma primeira equipe do MDIC, de associações industriais (Abinee e Eletros) e de varejistas (IDV) à capital japonesa Tóquio, onde os representantes brasileiros participaram de uma semana de treinamentos. A programação naquele país incluiu palestras e troca de experiências com representantes do governo japonês, de governos locais e associações de fabricantes de eletrônicos, além de visitas técnicas a plantas de reciclagem, sistemas de coleta, triagem e manufatura reversa.
O projeto, assinado também pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Autoridade Municipal de Limpeza Urbana do Município de São Paulo prevê, ainda, o treinamento de integrantes de representantes da indústria, do comércio e de cooperativas de catadores de material reciclado do País, entre elas, a paulista Coopermiti. O acordo estabelece, também, a realização de um estudo diagnóstico da situação dos resíduos eletroeletrônicos de São Paulo, bem como a realização de um projeto piloto na capital.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password