Japan House SP promove palestras sobre moda

Dias 17 e 22 de outubro 2024.

Japan House São Paulo promove série de palestras sobre expressões da moda nas províncias japonesas.

Japan House SP promove palestras sobre moda.

Nos dias 17 e 22 de outubro, às 19h, a Japan House São Paulo apresenta os encontros “Explorando o universo da moda nas províncias japonesas” partes 1 e 2, que irão abordar as expressões da vestimenta tradicional e técnicas artesanais das províncias japonesas Quioto, Okinawa e Ibaraki, destacando a história e a cultura locais.

As palestras híbridas e gratuitas contam com a participação presencial e online de especialistas nas artes têxteis e artesãos com técnicas da produção local.

O encontro destaca uma breve introdução sobre a história, evolução e características da vestimenta japonesa de Quioto, incluindo processo de fabricação, tintura, bordado; além de apresentar algumas técnicas artesanais locais da Província, tais como o Nishijin ori, tecelagem tradicional de fios de seda previamente tingidos muito utilizados para a criação de quimonos tradicionais. Presença online de Morihiro Nose, membro da Associação Têxtil de Quioto, e a participação presencial da Professora especializada em Moda e Têxtil Suzana Avelar, que promove a mediação na abordagem da temática.

Já durante o segundo encontro serão aprofundadas as técnicas artesanais das províncias de Okinawa e Ibaraki. A palestra apresenta a técnica de tingimento okinawana “Bingata”, que utiliza o estêncil para criar motivos florais ou da fauna japonesa, ressaltando as características das técnicas e dos materiais utilizados.

Além disso, a atividade também aborda a história que envolvem o “Geta” (下駄), tamanco japonês com base de madeira, cuja origem remonta à província de Ibaraki.

Bate Papo

A princípio, o bate-papo híbrido contará com a participação virtual do diretor da Chinen Bingata Laboratory, Toma Chinen e de Takeshi Inohara, membro da Associação de Turismo e Produtos de Ibaraki e vice-presidente do Comitê de Exposição de Artesanato Tradicional da Província de Ibaraki, além da gestora cultural, Silvia Sasaoka.

A palestra ainda reserva dicas e sugestões para experiências de compras no segmento da moda durante uma viagem ao Japão, passando pela diversidade de estilos disponíveis, até as experiências exclusivas locais. Ao final, os participantes – virtuais e presenciais – poderão fazer perguntas aos convidados e tirar suas dúvidas e curiosidades.

Os participantes presenciais terão a oportunidade de conferir de perto vestimentas e peças artesanais exclusivas, vindas diretamente das províncias de Quioto, Okinawa e Ibaraki.

Japan House São Paulo

Endereço: Avenida Paulista, 52 – São Paulo, SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 18h e sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita. Reserva online: https://agendamento.japanhousesp.com.br/

Palestra explorando o universo da moda nas províncias japonesas – parte 1 (Evento híbrido)

Quando: quinta-feira, 17 de outubro de 2024,
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.
Transmissão online: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Palestra explorando o universo da moda nas províncias japonesas -parte 2 (Evento híbrido)

Quando: terça-feira, 22 de outubro de 2024,
Horário: 19h
Duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
As vagas são limitadas e as senhas para participar ficam disponíveis para retirada na recepção 30 minutos antes da atividade.
Transmissão online: Canal Youtube JHSP
*O evento conta tradução simultânea (JP <> PT) e com Libras como recurso de acessibilidade.

Japan House SP promove palestras sobre moda.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password