‘Japan Food Fest’ leva gastronomia e cultura japonesa aos paulistanos

Marechal Food Park recebe o evento (Foto: Divulgação)

Apontada como uma das cidades do mundo com maior variedade gastronômica, sendo a terceira em volume de restaurantes – perde apenas para Nova York e Tóquio -, São Paulo está acompanhando esse ano o surgimento e fortalecimento dos Food Trucks, tendência que mais uma vez poderá ser vista, nesse final de semana, em um evento especial, dedicado totalmente à culinária japonesa.

Como parte das celebrações pelos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão, o espaço gastronômico Marechal Food Fest, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e o Instituto Paulo Kobayashi (IPK), recebe sexta e sábado, das 11 às 22 horas, e domingo, das 11 às 20 horas, o “Japan Food Fest”.

Inédito, o evento conta com um cardápio temático, que será servido por profissionais em contêineres, food trucks, trailers e até mesmo bicicletas adapta-das para vender a cada vez mais famosa comida de rua. A ideia dos organizadores, porém, é tentar fugir do tradicional sushi, sashimi e tamaki, buscando convencer o consumidor a experimentar diferentes pratos e quebrar a desconfiança.

Os três dias contarão com alguns expositores usuais do espaço, como Samurai Kobe, que se destaca pelos pratos prepara-dos a partir de Kobe Beef (carne de gado da raça japonesa Wagyu) – como o yakissoba e o hambúrguer com maionese temperada com wasabi. “A gastronomia é uma das mais importantes manifestações culturais dos povos, e queremos prestar essa homenagem à comunidade japonesa, responsável pela introdução de varia-dos e ricos componentes à culinária brasileira”, afirmou Henry Nakaya, um dos responsáveis pela ope-ração do Samurai Kobe.

A partir de sábado, além de se deliciar com os pratos oferecidos, o público também terá à disposição uma série de atrações culturais. A cerimônia de abertura está marcada às 13 horas, com o tradicional kagamiwari – que consiste na quebra do barril de saquê -, e será seguido por apresentações tradicionais japonesas, como o taikô, com os grupos Mizuho Wadaiko, de São Bernardo do Campo; Shinkyo Daiko, de São Caetano; e da Futurong (organização de inclusão social). Outra atração será o Bon Odori, apresentado pela da ACAL (Associação Cultural Assistencial da Liberdade). No domingo, outros grupos se apresentam, entre eles, o Kiendaiko Taikô, também de São Bernardo.

Para completar, em todos os dias do Japan Food Fest, desenhistas da escola de mangá Japan Sunset, comandados pelo professor Fabio Shin, estarão no local fazendo caricaturas em estilo mangá dos participantes. Haverá também um bazar de produtos artesanais e tradicionais, como roupas e produtos de decoração, e uma distribuição de brindes para as primeiras 1 mil pessoas fazendo cosplay.

O evento acontece na rua Dr. Albuquerque Lins, 504, Centro, em São Paulo (ao lado da Estação Mare-chal Deodoro do Metrô). A entrada franca.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password