Instituto apresenta mostra dedicada a diretor japonês

Em parceria com a Fundação Japão, o cinema do Instituto Moreira Sales (IMS) promove um ciclo dedicado ao diretor japonês Kenji Mizoguchi, com cópias em 35 mm, 16 mm e DCP.

A partir de terça-feira, 18 filmes serão exibidos. Mizoguchi realizou 86 filmes, dos quais apenas 30 foram preservados, mas grande parte de sua produção silenciosa se perdeu com o tempo.

A primeira obra napresetada nesta mostra será Utamaro e suas cinco mulheres. Utamaro é um célebre pintor que busca por cortesãs do bairro de Yoshiwara, região de bares e bordéis em Tóquio, para compor seus retratos. O longa é uma adaptação do romance homônimo de Kanji Kunieda, por sua vez inspirado na vida do pintor japonês, famoso pelos seus retratos de cortesãs, conhecidos como bijinga. O filme será exibido às 19 horas, e também no sábado, 3 de março, às 22 horas.

Ainda na terça, no mesmo horário, o público pode-rá assistir Mulheres da Noite. No Japão pós-guerra, Fusako, uma jovem viúva de Osaka que perdeu o marido em combate, não tem recursos para tomar conta do filho, que padece de tuberculose. Quando ele morre, ela parte para Tó-quio. Lá, Fusako e sua irmã mais nova se verão envolvidas com um contrabandista de ópio.

A programação conta ainda com os filmes As irmãs de Gion; Elegia de O-saka; Oyuki, a Virgem; Crisântemos Tardios, entre outros. O IMS está localizado na av. Pauista, 2424, Bela Vista, em São Paulo. O ingresso custa R$ 4,00 (estudante paga meia). Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (11) 3371-4455.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password