Hospital Santa Cruz promoveu o VI Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba

O evento, com o foco em Oftalmologia, reuniu cerca de 40 convidados
São Paulo – SP
O Hospital Santa Cruz (HSC) realizou, em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), o VI Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão, no dia 25 de janeiro.
Na ocasião, o Dr. PhD Sujin Hoshi, professor assistente do HUT, demonstrou a metodologia de dacrioendoscopia no manejo da obstrução das vias lacrimais por meio de endoscópio para diagnóstico e tratamento.
O evento teve início no auditório da Instituição, em São Paulo, e foi encerrado no Centro Cirúrgico Oftalmológico do HSC, com demonstrações ao vivo.
O evento foi aberto com o discurso do Sr. Renato Ishikawa, presidente do Hospital Santa Cruz; da Dra. Daniela Lumi Inomata, oftalmologista do Hospital Santa Cruz, diretora do Santa Cruz Eye Institute; da Dra. Suzana Matayoshi, professora de Oftalmologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; do Dr. Gustavo Mori Gabriel, diretor do Santa Cruz Eye Institute; e do Dr. PhD Sujin Hoshi, professor do Hospital da Universidade de Tsukuba e palestrante do evento.
O Dr. PhD Sujin Hoshi, professor assistente do HUT, realizou dois procedimentos com a técnica japonesa em duas pacientes, procedentes de São Paulo, com queixa de lacrimejamento. Houve transmissão simultânea para um auditório anexo. “A dacrioendoscopia identifica onde está a obstrução na via lacrimal e permite o tratamento de forma minimamente invasiva”, destaca o especialista.
Para a Dra. Daniela Lumi Inomata, a dacrioendoscopia é eficaz tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento das obstruções das vias lacrimais “Em alguns casos, o procedimento pode ser resolutivo”, comenta.
A 1ª edição do Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão foi realizada em 2016, em parceria com a Universidade de Osaka. A 2ª edição aconteceu em 2017, em conjunto com a Universidade de Tsukuba e a Faculdade de Medicina da FMUSP.
A 3ª edição ocorreu em parceria com o Hospital da Universidade de Tsukuba, em 2018.
A 4ª edição, em celebração aos 80 anos do Hospital Santa Cruz, aconteceu em junho de 2019 e recebeu representantes da Universidade de Tsukuba e do Imagawa Group.
A 5ª edição teve como foco a verdadeira comida japonesa e a telemedicina e contou com a presença de representantes do Hospital da Universidade de Kyushu e da Universidade de Osaka, além de especialistas brasileiros.
A 6ª edição intensificou o compromisso do HSC em promover a disseminação do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento do serviço de saúde no país.
Além dos simpósios, o HSC também firmou acordo com a Universidade de Tsukuba para intercâmbios médicos em diversas áreas, trazendo avanços significativos para a medicina e melhorando a qualidade de atendimento à população.
Sobre o Hospital da Universidade de Tsukuba
Fundado em 1973, o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), é um dos hospitais-universidade mais tradicionais do Japão. Está localizado na cidade homônima, na província de Ibaraki.
Aberta à comunidade, a Instituição fornece atendimento médico de alto padrão e sua missão está voltada à educação e pesquisa de técnicas inovadoras de diagnóstico, tratamento de doenças e terapias de câncer.
O objetivo é oferecer o que há de mais moderno e inovador na área da saúde.
Desde 2015, a Universidade de Tsukuba estabeleceu seu escritório na Universidade de São Paulo (USP), visando o encorajamento da cooperação entre Japão e os países da América do Sul e Central como parte de sua estratégia global.