Honda comemora vitória de Max Vestappen em Abu Dhabi

Comemoração de Toyoharu Tanabe e Masashi Yamamoto da Honda com a vitória de Max Verstappen em Abu Dhabi. Foto: Mark Thompson - Getty Images

O holandês da Red Bull Honda largou na pole e venceu de ponta a ponta.

São Paulo – SP

O piloto Max Verstappen venceu o GP de Abu Dhabi – 17ª etapa do Campeonato Mundial de Pilotos e Construtores da F-1.

Foi a segunda vitória do holandês na temporada e a terceira vitória da Honda em 2020; único motor a superar a Mercedes.

Em segundo, cruzou o finlandês Valtteri Bottas da Mercedes seguido pelo seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton, em terceiro.

Max Verstappen cruza a linha de chegada em Abu Dhabi com 15,6 segundos de vantagem sobre o segundo colocado. Foto: Mark Thompson/Getty Images

Corrida

Na largada, Verstappen conseguiu manter a primeira posição seguido por Bottas, Hamilton, Norris, Albon, Sainz, Kyvat e Stroll.

Verstappen largou na pole e manteve a liderança seguido pelas Mercedes de Bottas e Hamilton. Foto: Bryn Lennon – Getty Images

A estratégia de 70% do grid era fazer apenas uma parada para a troca de pneus.

Para surpresa de todos, a Red Bull Honda de Verstappen abria vantagem sobre as duas Mercedes chegando a 3,1 segundos em nove voltas.

Na décima volta, a Racing Point de Sergio Perez parou na pista com problema no motor, sendo acionado o safety-car virtual, e em seguida, o safety-car real pela direção de prova.

A Red Bull e a Mercedes aproveitaram a situação para realizar a troca de pneus sendo acompanhada pela maioria das equipes.

Pelo rádio, Lewis Hamilton reclamou que era muito cedo para a troca dos compostos e disse que “não parecia uma boa estratégia”.

Verstappen, mantinha na liderança seguido por Bottas, Hamilton, Albon, Ricciardo (não parou), Norris, Vettel, Leclerc e Sainz.

A corrida continuou sem grandes alterações entre os cinco primeiros quado na 40ª volta, Daniel Ricciardo da Renault que ocupava a 6ª posição,  parou nos boxes para sua primeira troca de pneus, retornando na 7ª posição.

Verstappen

O holandês administrava a liderança com 7,7 segundos de vantagem para Valtteri Bottas e 11,0 segundos para Lewis Hamilton.

Pelo rádio, Verstappen falou pelo rádio para a equipe que eles poderiam reduzir a potência do motor para poupar o equipamento, mas a equipe manteve a especificação até o final da prova.

Faltando 15 voltas para o final Verstappen disse para a equipe que eles poderiam reduzir o modo de potência do motor, mas a equipe recusou. Foto: Hamad I Mohammed – Getty Images

Vitória

No final, vitória segura de Max Verstappen com a Red Bull Honda que terminou com 14,8 segundos de vantagem para o segundo colocado, Valtteri Bottas com a Mercedes.

Durante a corrida foi informado que a Mercedes reduziu a potência de Bottas e Hamilton, após verificar que além da quebra do motor de Sergio Perez, outros motores da marca poderiam ter problemas se fosse utilizada toda a potência.

Foi a décima vitória do holandês Max Verstappen na F-1.

O inglês Lewis Hamilton (direita) chegou exausto ao final da prova, pois vinha de uma recuperação do novo coronavírus. Mercedes
Daniel Ricciardo da Renault fez a melhor volta da prova.

Max Verstappen ficou a 9 pontos do vice-campeonato de pilotos da F-1.
Comemoração de Verstappen com os mecânicos nos boxes de Abu Dhabi. Foto:  Hamad I Mohammed – Pool/Getty Images.
Com o quinto lugar de Norris e a sexta posição de Sainz a McLaren garantiu a terceira posição no Campeonato Mundial de Construtores. McLaren
O piloto Charles Leclerc correu com um capacete pintado em homenagem a Sebastian Vettel. Ferrari
O brasileiro Pietro Fittipaldi da Haas terminou na 19ª posição. Foto: Andy Hone –  LAT Images
Decepção com a quebra do motor do mexicano Sergio Perez da Racing Point que venceu a última corrida em Sakhir. RP
O  GP de Abu Dhabi foi realizado sem público devido ao novo coronavírus. Foto: Mark Thompson/Getty Images
Hiroshi Saito – Vice Presidente Sênior, Masashi Yamamoto – Managing Director e Marcos Bento de Souza – Diretor Jurídico e de Relações Públicas e Governamentais da Honda. Foto: Amauri Yamazaki
O tetracampeão Sebastian Vettel encerrou sua parceria com a Ferrari após 6 anos na equipe e um salário de US$ 40 milhões/ano. Ferrari

Próximas Provas:

Grande Prêmio da Austrália – 21 de março 2021

Grande Prêmio do Bahrein – 28 de março 2021

Grande Prêmio da China – 11 de abril 2021

 

Honda comemora vitória de Max Vestappen em Abu Dhabi.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password