Honda amplia atuação na América do Sul com venda de jato no Brasil a partir de agosto

A Honda definitivamente vai “entrar de cabeça” na América do Sul e ampliar a sua atuação no Brasil, que hoje está focada na comercialização de carros, motos. Ontem, a empresa japonesa anunciou, por meio de comunicado oficial à imprensa, que começa, a partir de agosto, a vender por aqui o jato executivo HondaJet, marcando a entrada da suas aeronaves no continente.
“O segmento de aviação em geral têm obtido crescimento expressivo no Brasil. O país já é o segundo maior mercado mundial para vendas de jatos executivos novos. Expandir as vendas para este importante mercado é parte da nossa estratégia global para o HondaJet”, disse o atual presidente-executivo da Honda Aircraft, Michimasa Fujino.
A companhia também confirmou a nomeação da empresa da táxi aéreo Líder Aviação como distribuidor exclusivo para serviços, vendas e suporte. Sediada em Belo Horizonte, ela é líder no segmento de aviação executiva na América Latina e está presente em 23 bases operacionais ao redor do Brasil. A empresa também já representa no país a canadense Bombardier e a norte-americana Beechcraft. Com a parceria, a rede de distribuição do jato contará com 11 países na América do Norte, Europa e América do Sul.
“Estamos animados em lançar o HondaJet no Brasil em parceria com uma empresa que compartilha da nossa paixão em criar um novo e superior padrão para os clientes da aviação executiva. A Líder tem demonstrado liderança no segmento de aviação e suas bases operacionais estabelecidas fazem dela um parceiro capacitado para entregar serviços de excelência aos clientes”, afirmou Fujino.
A Líder iniciou suas atividades como uma empresa de fretamento e se tornou uma das maiores empresas do segmento de aviação no mundo, atuando com vendas, manutenção, frete, gerenciamento de aeronaves, operação de helicópteros e serviços de assistência. Certificada pela Administração Federal de Aviação, a empresa conquistou a reconhecida nomeação internacional IS-BAO por seus serviços de fretamento executivo e a certificação ISO 9001 por suas atividades de assistência aeroportuária.
“A Líder e a Honda Aircraft são uma combinação natural. O HondaJet incorpora tecnologias avançadas e é o jato executivo ideal para o mercado brasileiro. Com os serviços da Líder, os proprietários do HondaJet terão uma experiência excepcional em atendimento a clientes desde o primeiro dia de relacionamento”, alegou Eduardo Vaz, presidente e CEO da Líder Aviação, elogiando a nova parceira: “A Honda vem desenvolvendo um projeto fantástico, um dos mais inovadores da aviação nas últimas décadas. E para vender no Brasil, ela investiu na Líder, com 56 anos de experiência de mercado e uma das mais tradicionais da indústria. Estamos muito otimistas com os resultados desta parceria”.
O jato vai estrear no país durante a feira de aviação Latin American Business Aviation Conference & Exhibition, marcada de 11 e 13 de agosto, no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Um exemplar do modelo de produção estará exposto durante o evento de três dias, além disso, será promovido um tour de demonstração como parte da apresentação do jato.
Com o custo, nos Estados Unidos, de 4,5 milhões de dólares (14,5 milhões de reais), o jato é a primeira aeronave comercial da Honda Aircraft, companhia estabelecida em 2006. A principal característica do modelo são os motores instalados acima das asas, que permitem mais espaço na cabine e menor ruído. A Honda afirma que o avião é o mais rápido e o de consumo de combustível mais eficiente de sua classe, dominada pelo Cessna, da Textron, e pelos modelos da Embraer.
O HondaJet voa na velocidade máxima de cruzeiro de 420 nós (483 mph) – três vezes mais rápido do que o Civic Si, o carro mais rápido da Honda vendido no Brasil. O jato também pode levar até seis passageiros e tem alcance de 1.180 milhas náuticas (1.357 milhas).