Governadora do Paraná discute os 110 anos

A governadora do Paraná, Cida Borghetti – que assumiu a vaga após a re-núncia oficial de Beto Richa para se candidatar ao Senado -, se reuniu com o cônsul-geral do Japão em Curitiba, Hajime Kimura.

No encontro, foram discutidas as parcerias em andamento entre o Paraná e o país asiático e as comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, que tem o seu ponto alto em julho.A governadora falou sobre a presença da comunidade japonesa no Estado e os esforços conjuntos para celebrar a imigração. “A comunidade nipo-brasileira que vive no Paraná pode contar sempre com o apoio do governo do Estado. Celebramos juntos esses 110 anos da imigração japonesa, que tanto contribuiu para a construção do nosso estado”, disse ela.

Entre as cooperações, se destaca o radar meteoro-lógico instalado no Estado em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O cônsul também destacou que o Brasil conta com a maior comunidade japonesa na América Latina e que, no Paraná, a comunidade é bastante ativa.

“Nas regiões Norte e No-roeste do Estado há uma grande concentração da comunidade japonesa. Por isso, estamos planejando fazer a comemoração dos 110 anos da imigração em Maringá, para celebrar com toda aquela população”, disse Kimura.

No mesmo dia, a governadora do Paraná se reuniu, no Palácio Iguaçu, com membros do Corpo Consular do Paraná. “Estamos à disposição do Corpo Consular para ampliar a participação do Paraná no Exterior e as parcerias internacionais do Estado”, salientou.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password