Fiat Toro Freedom S-Design modelo 2021 com câmbio automático

Toro Freedom S-Design 1.8 Flex tem preço a partir de R$ 137.298,00 com acessórios como faixas adesivas no capô e na tampa traseira e rodas escurecidas. Foto: Amauri Yamazaki

Robustez é o ponto forte da Toro e os acessórios do pacote S-Design tem preço competitivo.

Fiat Toro Freedom S-Design modelo 2021 com câmbio automático.

Andamos na Fiat Toro Freedom S-Design, batizada pela montadora com um veículo SUP (Sport Utility Pick-up) dada a robustez e a sofisticação da picape.

O S de S-Design, vem da palavra em inglês “shadow” (sombra) que justifica o escurecimento do logo, rodas, santantônio, estribos laterais, interior e barras no teto.

A versão S-Design é a versão Freedom com um conjunto de acessórios  com o nome de Pack S-Design ao preço de R$ 5.720,00. Fazer parte deste pacote:

  • Logo Fiat escurecido no exterior.
  • Estribos laterais e barras no teto.
  • Faixas adesivas no capô e na tampa traseira da caçamba.
  • Rodas com pintura escurecida.
  • Distintivo S-Design nas portas dianteiras.
  • Santantônio preto.
  • Teto e interior escurecidos.
  • Bancos com mescla e couro e tecido.
  • Apoia copos e braços no banco traseiro.
Os estribos laterais, o distintivo na porta e as rodas de 16 polegadas escurecidas fazem parte da versão Freedom S-Design. Foto: Amauri Yamazaki

Lançada em 2016, a Toro tem um design robusto difícil de não ser notado, mesmo para quem já conhece o veículo. Por onde passa a Toro é tratada como um veículo de grande porte.

Porém, a picape é fácil de dirigir e seu tamanho pouco maior que um sedã permite sua utilização sem grandes dificuldade na cidade.

Nas manobras de baliza, quando o motorista olha para trás, o santantônio da versão S-Design atrapalha um pouco a visão.

Atualmente, seu concorrente direto seria a Renault Duster Oroch, mas a Toro vende muito mais sendo o segundo veículo comercial leve mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas do seu irmão Fiat Strada.

O espaço interno é bom, a posição do motorista é confortável, a altura é de um SUV e a caçamba de 900 litros é suficiente para utilizá-la no trabalho e lazer.

O que era cromado no interior deu lugar ao preto fosco na moldura cinza, saídas de ar e aros dos alto falantes.

Central Multimídia

Entre as novidades está a nova central multimídia UConnect de 7 polegadas com tela sensível ao toque com conectividade para Apple Carplay e Android Auto com projeção sem fio (wireless).

O interior é bem equipado e conta com uma central multimídia de 7 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

A central multimídia funciona com agilidade e boa resolução de imagem de 1280 x 768 pixels e o sistema funciona com uma CPU de 2.100 GHz para o processamento de dados.

Com memória interna de 16 GB para armazenamento de informações, trabalha com robusta memória RAM de 2GB.

Sistema multimídia sensível ao toque de 7 polegadas. Foto: FCA

O sistema multimídia foi desenvolvido pela Fiat tornando práticas as funções dos smartphones contando com:

Navegação via Waze e Google Maps.

Música (Streaming | MP3).

Reconhecimento de voz (Siri | Google Voice).

Leitura e resposta de mensagem “handsfree” para SMS e WhatsApp.

Integração com calendário.

A nova central multimídia UConnect 7 polegadas de série a partir da versão Freedom.

Espaço para cinco passageiros, mas para quem vai atrás é um pouco apertado. Foto: Amauri Yamazaki

Versão Freedom

Vem equipada com motor 1.8 flex, câmbio automático, volante em couro com aletas para troca de marchas, comando com reconhecimento de voz, ar-condicionado dualzone, apoio de braço central dianteiro com porta-objetos, barras longitudinais no teto, capota marítima, faróis de neblina com sistema Cornering, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, rodas de liga leve de 16 polegadas e sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré.

O santantônio escurecido faz parte do pacote de acessórios da versão S-Design. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, transversal, 4 cilindros, flex, 1.747 cm3, comando simples variável, entrega 139 cv de potência com etanol e 135 cv com gasolina.

O torque é de 19,3 kgfm com etanol e 18,8 kgfm com gasolina, ambos a 3.750 rpm.

O torque em baixas rotações deixa a desejar e o motorista precisa pisar fundo no acelerador.

Motor 4 cilindros, flex, 1.747 cm3 produz 139 cv de potência. O consumo durante o período de avaliação somente com o motorista sem bagagem foi de 6 km/l na cidade com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Câmbio

Automático de 6 marchas e a tração é dianteira.

Suspensão

Ao contrário das demais picapes a Toro não pula nas ondulações e lombadas, comportando-se como um sedã. Isso faz grande uma grande diferença no conforto de todos os passageiros e a diferencia bastante de seus concorrentes.

Segundo a Fiat, a capacidade do porta-malas é de 937 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Plataforma

A Toro compartilha plataforma com o Compass sendo praticamente uma versão picape do modelo da Jeep.

Uma das coisas que impressiona no modelo é a carroceria monobloco bem rígida, proporcionando segurança e transmitindo qualidade na montagem.

Freios

São eficientes com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS.

Opcionais

A Fiat disponibiliza pacotes de opcionais para todas as versões.

Fiat Toro em design moderno e robusto. Foto: Amauri Yamazaki

Conclusão

O fato de ser o segundo veículo comercial leve mais vendido do país já diz quase tudo. O fato de ser uma picape, mas se comportar quase como um sedã a diferencia positivamente de seus concorrentes.

Acima de tudo, a Toro é um veículo robusto e elegante.

Para quem puder pagar, recomendamos a versão com motor diesel com muito mais torque em todas as rotações.

Toro Ficha Técnica

Motor: Dianteiro transversal, 4 cilindros, 1.747 cm3, 135 cv com gasolina e 139 cv com etanol. Torque de 18,76 kgfm com gasolina e 19,27 kgfm com etanol a 3.750 rpm.

Alimentação: Injeção eletrônica Magneti Marelli multiponto, sequencial, flex.

Transmissão: Câmbio automático de seis marchas à frente + ré.

Freio Dianteiro = Disco ventilado com diâmetro de 305 mm.

Freio Traseiro = Tambor com diâmetro de 254 mm.

Suspensão dianteira: McPherson independente, com geometria triangular e barra estabilizadora.

Suspensão traseira: Multilink independente, com geometria triangular e barra estabilizadora.

Direção: Elétrica com pinhão e cremalheira. Diâmetro mínimo de curva: 12,2m.

Rodas: Em aço com 16 polegadas.

Pneus: 215/65 R16 – Pirelli Scorpion.

Peso do veículo: 1.651 kg.

Capacidade de Carga: 650 kg.

Carga máxima rebocável (reboque sem freio): 400 kg.

Comprimento: 4.944 mm.

Largura: 1.844 mm.

Altura: 1.651 mm.

Distância entre-eixos: 2.990 mm.

Porta-malas: 937 litros.

Tanque de combustível: 60 litros.

Desempenho: 0 a 100 km/h em 12,8 segundos com gasolina e 12,2 segundos com etanol.

Consumo: 6, 0 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol.

A Toro é sucesso de vendas no Brasil sendo o segundo veículo comercial leve mais vendido no país. Foto: Amauri Yamazaki

 

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