Exposições de presépio de São Paulo contam com representação japonesa

Casas iluminadas, ruas e árvores enfeitadas. Apesar de ainda tímidas, as ornamentações e enfeites de Natal começam a surgir em São Paulo. Como não poderia faltar, os presépios, que trazem a reprodução do cenário onde Jesus Cristo nasceu, também marca presença, a partir de hoje, e será retratado de diversas maneiras em uma exposição no Museu de Arte Sacra.
Neste ano, serão exibi-dos 24 presépios de diferentes origens, procedências, épocas, materiais e estilos. Intitulada “Esperança”, a exposição conta com uma representação do Japão. Com o título “Presépio Japonês”, a obra tem autor desconhecido e procedência de Tóquio. A peça foi doada, em 1973, pela Cáritas do Japão – organização humanitária da Igreja Católica – ao Consulado Geral do Japão em São Paulo, que, posteriormente, repassou ao Museu.
A representação traz figuras moldadas em serragem compacta e revestida de seda com trajes típicos de tecido de inverno, estação de Natal no Japão. Por sua vez, os personagens orientais que simbolizam José, Maria e Jesus estão montados sobre um tata-me. Há, ainda, uma lanterna em pé, feita de charão (verniz à base de laca, originário do Japão) e recoberta de papel de arroz. Por fim, nos quatro lados pode-se ler a inscrição: “Paz na terra aos homens de boa vontade”.
Chama a atenção, a indumentária característica da cultura japonesa, na figura masculina, lembrando um samurai. A obra tem cerca de 40 centímetros.
Além da peça japonesa, a mostra, cuja curadoria é de Sérgio Zobaran, traz outros presépios, todos montados por convidados, entre jornalistas, arquitetos e designer de interiores, que utilizaram presépios do acervo do Museu para criarem suas versões do nascimento de Jesus.
Continua…(Impresso)