Exposição de artistas nipo-brasileiros e mostra de filmes abrem ‘Nikkey Matsuri’

O tradicional “Nikkey Matsuri” só acontece no segundo final de semana de abril, mas desde ontem o público já tem a chance de saber como será a 11ª edição do festival.
Com o tema Mottainai, termo japonês que expressa o desperdício no sentido mais amplo, teve início, na Galeria Marta Traba, loca-lizada no Memorial da América Latina, o pré-evento do festival japonês. Na ocasião, o público pode visitar obras de artistas nikkeis e convidados. O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.
Entre os convidados a expor obras estão os nikkeis Cláudio Takita, Nana Higa, Simone Tokitaka e Wagner Kuroiwa. Na mesma exposição, um espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa. Além disso, os artistas plásticos Yutaka Toyota e Kenji Fukuda serão homenageados.
Também foi aberta uma mostra de curtas com artistas nipo-brasileiros. Organizada pelo coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, a Mostra de Curtas-Metragens conta com 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada. Os curtas abordam temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos. Entre outros filmes, es-tá “Alguém Especial”, no qual, Ricardo, um velhinho que vive em seu humilde lar, vai às ruas para comprar algo e a cada momento de seu percurso enfrenta alguns obstáculos, mas todos os sacrifícios são recompensados no final
Continua…(Impresso)